Olá, pessoas! Como estão?

Por aqui tudo bem, na correria, mas vamos seguindo! hahaha. Bem feliz de estar conseguindo escrever, mesmo que seja pouco e sempre rapidinho.

Já faz pelo menos 1 ano e meio que eu decidi finalmente aprender inglês (como já falei um pouco aqui também). Comecei como a grande maioria das pessoas: através da série Friends, que eu nunca havia assistido e me apaixonei no ano passado. Confesso que desde o dia que eu decidi que agora eu ia aprender, facilitou muito minha vida.

Já fiz cursos de inglês durante a vida, quando era pequena fiz o Kids 1 e 2 na escola de Idiomas da Universidade que me formei anos depois, depois fiz aulas durante os anos na escola (da 5ª a 8ª série em colégio municipal e no ensino médio em escola particular), uns dois anos depois do ensino médio tentei novamente em outra escola de idiomas (que eu já fazia curso de Webdesign) e o que eu posso dizer? Que não aprendi nada. Aprendi apenas o significado de palavras isoladas, nunca consegui formar uma frase além de “My name is, hi, how are you?, the book is on the table” e essas coisas mais básicas do que andar pra trás.

 

Finalmente encontrei uma escola que tem o método de ensino de inglês que está dando certo para mim, e estou a quase 1 ano fazendo aulas. Percebi que, comparando um ano atrás, meu inglês melhorou bastante apesar de ainda ser básico (mas também com a minha falta de tempo de fazer mais aulas, não posso exigir muito hehe). Mas também percebi que, além de ter professores bons e uma escola disposta a me ajudar quando preciso, esse mérito é todo meu, que tenho me esforçado bastante pra aprender essa língua maravilhosa que eu julguei detestar pelo simples fato de não ter sido ensinada do jeito certo no passado.

Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês alguns meios alternativos que eu uso para ajudar na minha saga de aprender inglês, para tentar aumentar cada vez mais o meu conhecimento e não levar os duros quinhentos anos que as escolas de idiomas pedem para chegar ao nível avançado hehehe.

Então sempre que eu encontrar algum site, aplicativo ou qualquer coisa do tipo que me ajude de alguma forma no aprendizado de inglês, vou compartilhar com vocês.

E hoje vou falar do Duolingo.

duolingo (1)

O Duolingo é um site (que também é aplicativo) bem conhecido pelas pessoas que estão em busca de conhecimentos de outras línguas. Eu já usei a alguns anos atrás, mas tive bastante dificuldade por causa do meu conhecimento limitado da língua. Hoje com um pouquinho mais de conhecimento, utilizo sempre que tenho um tempo para aprender mais. Também fiz algumas lições em espanhol antes de viajar para o Peru, mas confesso que a falta de tempo me fez focar mais no inglês mesmo.

O site é bem simples de ser usado, apesar de eu achar que a forma como ele vai avançando os níveis poderia ser diferente. Mas é bem legal. Além do inglês e do espanhol, você pode aprender: Francês, Alemão, Italiano… E o melhor de tudo: de graça.

Faz um tempinho que não utilizo o meu, mas já estava no nível 10 de aprendizagem. O site também tem uma parte de fórum, onde você pode colocar duvidas ou conversar com as pessoas. E também é possível fazer um teste de certificação depois de terminar todos os exercícios, que segundo eles “A equipe por trás do Duolingo usa tecnologia de ponta para gerar uma nota alinhada ao CEFR. Os resultados são comparáveis a outros exames sérios como o TOEFL e o IELTS.

duolingo (3)
Área utilizada como “fórum”

Como vocês podem ver na imagem abaixo, também conseguimos ver as palavras que aprendemos e o nosso nível em relação a cada uma delas. Quando você fica muito tempo sem acessar o site, os níveis vão baixando, isso significa que você precisa treiná-las novamente. Isso é uma das coisas que eu acho mais legal. Como não faço atividades a 9 meses (segundo eles, não lembrava que era tanto!), vocês podem ver que meus níveis estão baixos.

duolingo (2)

As unidades são separadas por temas e cada área tem um número X de exercícios para fazer. Você só pode avançar para o próximo nível se tiver um bom aproveitamento de cada unidade, senão é necessário refazer cada atividade até conseguir “uma nota” boa (não é nota, mas seria tipo isso caso fosse uma prova) para seguir adiante. Quando você consegue o nível máximo de aproveitamento de cada unidade, esses desenhos ali ficam dourados e os níveis embaixo /lado todos completos. Com o passar do tempo, eles vão baixando os níveis indicando quais unidades você precisa treinar novamente. Como podem ver na imagem, eu preciso treinar tudo de novo por ficar muito tempo sem acessar. E do lado conforme vou subindo de nível, o site vai me indicando quantos porcentos de fluência na língua eu já atingi. O bacana de ver esse número aumentando é saber que você está saindo da estaca zero.

duolingo (4)

Quando você faz o cadastro, pode selecionar sua meta diária de aprendizado. O que vai desde o “básico” até o “insano” e para que serve isso? Isso é para você ver se consegue manter um ritmo de aprendizagem diária e o site te ajuda colocando metas de acordo com a sua necessidade ou tempo disponível. Se você escolher o básico, precisa fazer apenas 1 XP (pontos) por dia, e fazendo apenas uma atividade você já alcança sua meta diária. Agora se você se programa para estudar pelo menos meia hora por dia (Insano – 50 XP – que era a meta que eu havia colocado) a chance de seu inglês melhorar mais rápido será maior, e sempre que você alcançar sua meta diária o site te avisa e parabeniza por isso.

duolingo (5)

Além disso tudo, você ainda pode seguir seus amigos que também têm cadastro no site e ver o desempenho deles. Caso algum deles ultrapasse você em pontuação, o site te avisa para que você se motive cada vez mais. E com isso você também pode fazer brincadeiras com seus amigos e ver quem tem o melhor desempenho no site e por aí vai.

Eu estava usando bastante o Duolingo para aprender porque ele não segue a ordem das minhas aulas da escola, então além de aprender o que a escola me ensina, ao mesmo tempo estava aprendendo coisas que verei só em outras unidades dos meus livros. Algumas atividades do Duolingo nem tinham ainda no livro que estou estudando no momento, então é aprendizado em dobro! 🙂

 

Espero que tenham gostado da dica e que aproveitem o site! 🙂

Quando souber mais, aviso vocês, e se quiserem me dar dicas também, estou sempre disposta a aceitar hehehe.

Se quiserem me seguir no Duolingo, meu perfil é esse.

beijos e bom final de semana.

Aprendendo inglês online: Duolingo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *