Vocês pediram e nós atendemos! Todos os meses teremos uma série com temas relacionados à Educação Financeira. Nessa série vamos responder a uma pergunta enviada sobre o Score do Serasa.

Vamos começar a série: Desmistificando o Score.

Série-desmistificando-o-Score

O que é o Score Serasa?

Segundo o próprio Serasa, o Score é a “nota” dada a uma pessoa de acordo com o seu histórico pagador. Considera uma série de variáveis para avaliar qual é a probabilidade de alguém pagar as contas em dia nos próximos 12 meses. Quanto maior a pontuação, mais fácil será ter acesso a crédito (seja para financiamento, empréstimo, ou até mesmo cartão de crédito). Ou seja, o Score mostra o quanto o mercado CONFIA em você.

 

Mas porque é importante ter um Score alto?

Bancos, lojas e empresas utilizam os sistemas de consulta de Score para avaliar o consumidor na hora de conceder crédito. E o Serasa Score é um dos modelos estatísticos utilizados nessa análise de risco.

 

Cada pessoa tem a sua pontuação atrelada ao CPF, e esse número varia entre 0 e 1.000. Alguns critérios avaliados são: histórico de negativação, pagamentos em dia, cadastro atualizado e relacionamento financeiro com empresas. Por exemplo: uma pessoa pode ter um Score alto e mesmo assim não conseguir aprovar crédito, justamente por não possuir histórico financeiro com nenhuma empresa, então não é possível avaliar se a pessoa será ou não um bom pagador.

 

DEVO ME PREOCUPAR COM MEU SCORE?

Sim! Porque quando você precisar de um financiamento, ou até mesmo pedir um empréstimo, as empresas vão consultar a sua pontuação e, dependendo do valor, você pode ter esse financiamento/empréstimo negado por possuir um baixo Score.

 

Mas o que eu fiz para DIMINUIR o meu SCORE?

Esse é o assunto de amanhã! Fique ligado na nossa série para entender tudo sobre o Score e as funcionalidades do Serasa.

 

Enquanto isso, acesse o site do Serasa para ver quanto está seu Score!

 

*O texto foi criado utilizando informações do próprio Serasa como base.

* Isso não é um publi, estamos falando sobre o assunto pois foi uma das dúvidas recebidas na caixinha de perguntas.

Acompanhe outras postagens relacionadas ao Score e ao Serasa:

[Educação Financeira] Série: Desmistificando o Score: O que é o Score?
Classificado como:                    

5 ideias sobre “[Educação Financeira] Série: Desmistificando o Score: O que é o Score?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *