Olá, pessoas, como estão?

Estou ótima! Tive um dos melhores finais de semana da minha vida, na cidade de Huaraz, no Peru. Mas isso é assunto para outro post, hehehe.

Hoje vou falar um pouquinho sobre a gastronomia peruana, porque é uma das coisas que meus amigos mais têm perguntando. Principalmente por ser bem diferente do que eu estou acostumada, e a curiosidade maior é se estou passando fome hahaha. Não, não estou e sim, a comida peruana é maravilhosa. Porém eu como tudo sem pimenta.

Não vou conseguir falar de tudo, mas vou escrever hoje as coisas que eu mais gostei, mas que são comidas salgadas para comer de almoço e janta, para uma próxima vez vou falar de outras que não sei como chamar, mas que compramos na rua hahaha.

Em 2o16 o Peru foi eleito pelo quinto ano consecutivo como o melhor destino gastronômico do mundo.

Começando com o famoso Ceviche!

  • O ceviche é um prato de frutos do mar, mais popular aqui na área costeira do Peru.

“O prato é tipicamente feito de peixes crus frescos curadas em sumos de citrinos, como limão ou lima, e temperada com aji ou Chili Peppers . Temperos adicionais, tais como cebola picada, sal e coentro , também podem ser adicionados. Ceviche é geralmente acompanhada por pratos que complementam os seus sabores, tais como batata doce, alface, milho, abacate ou banana.” (Fonte)

Eu comi o Ceviche “completo” não lembro como chamava, que vinha com todos os acompanhamentos: marisco, polvo, milho cozido, batata doce, alface e algas, como vocês podem ver na foto abaixo.

Ceviche

O que eu achei: É muito diferente de qualquer outra coisa que eu já havia comido, mas eu gostei bastante. Não do prato todo, mas metade hahaha. Eu nunca havia comido marisco por falta de coragem de provar, dessa vez resolvi encarar e não gostei. Batata doce eu já não gosto, então não comi. Mas o restante gostei bastante, inclusive do polvo, que já havia experimentado uma vez no Brasil e não tinha gostado.

  • Agora vamos falar do Ají de Gallina, na minha opinião o melhor prato peruano! Lembra muito nosso strogonoff de frango mas o preparo dele não tem nada a ver. Semana passada a Juanita me ensinou a fazer e eu espero conseguir fazer no Brasil, apesar de dois temperos não existirem por lá.

O prato é feito com frango desfiado, pão, o caldo que é cozido o frango, arroz, azeitona roxa, leite, cebola, sal, azeite, alho, ovo cozido e mais dois temperos que não me recordo o nome.

aji-de-gallina-peruano

O que eu achei: sensacional! o melhor prato que comi por aqui, com toda certeza virou meu preferido. Sempre que perguntam aqui em casa o que eu gostaria de almoço para o dia seguinte, é o que eu peço.

  • Outro prato que gostei bastante foi o Arroz Tapado. Os ingredientes são: arroz, cebola, carne picada, alho, ovo cozido, azeitona, uva passas, e outros temperos a gosto. Alguns peruanos comem com Banana também.
Esqueci de bater foto desse, então peguei essa no Google
Esqueci de bater foto desse, então peguei essa no Google

O que eu achei: Muito bom! Também foi um dos pratos que mais gostei por aqui, exceto pelas uva passas hahaha. Mas eu deixo elas de lado e o resto fica perfeito.

  • E para encerrar hoje: Pollo a la Brasa. Essa foi a minha primeira refeição quando cheguei em Trujillo. Como cheguei meia noite, minha família passou em algum lugar no caminho do aeroporto e pegou esse prato para eu provar, por ser um dos mais conhecidos aqui da região também. Do que é feito: Pollo que é frango, batata frita e salada. Em alguns restaurantes o prato é servido com o Frango inteiro, quando é uma refeição para várias pessoas, ou em partes, quando a refeição é individual, e podemos escolher se queremos o peito, coxa, asa, etc.
Foto do Google
Foto do Google

O que eu achei: Confesso que no começo achei o tempero meio esquisito, mas porque eu ainda não estava acostumada, mas é muito bom! Até porque é frango e batata frita né, não tem como ser ruim hahaha. O melhor que eu comi aqui em Trujillo foi o do King Chicken.

Por hoje é só isso, até porque aqui são 11 da manhã e já está me batendo fome escrever sobre isso hahaha.

Espero que tenham gostado.

Beijos!

Perdeu alguma postagem sobre a viagem? Leia nos links abaixo:

 

Faça reservas para a sua próxima viagem através do Booking. Pelo link você encontra as melhores ofertas e me ajuda a manter o blog 🙂



Booking.com

Diário de Bordo: Gastronomia Peruana

2 ideias sobre “Diário de Bordo: Gastronomia Peruana

  • 7 de junho de 2017 em 20:28
    Permalink

    Oiee Camila ^^
    Estava procurando sobre intercâmbios da Aiesec de Trujillo na internet e encontrei o seu blog. Estou adorando os posts! Viajo para Trujillo na próxima terça, para um projeto social chamado Raise Your Voice, e estou muito ansiosa…haha’ estou receosa em relação à comida, pois eu andei vendo que todos os pratos típicos do Peru contém carne, e eu sou vegetariana *-* Qualquer coisa eu posso viver de pão e não sei o que mais…haha’ brincadeira. Enfim… Vou dar uma olhada nos outros posts agora 🙂

    Resposta
    • 7 de junho de 2017 em 21:05
      Permalink

      Que legal! Espero que goste tanto da cidade quanto eu. Fica tranquila em relação a carne porque eles comem muita verdura! Na minha família tinhamos em todas as refeições, acho que tu nao vai ter tanto problema não. Soube de outros vegetarianos que foram pra la quando eu tava e não lembro de reclamarem.
      Espero que goste do blog e boa viagem!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *