Olá, pessoas! Como estão nessa quarentena?

Por aqui tudo bem, cheia de artigos para escrever do doutorado, mas buscando formas de conseguir otimizar meu tempo para dar conta de tudo. Por isso resolvi compartilhar uma das dicas que comecei a usar com vocês. Como organizar e otimizar as leituras.

otimizando-e-organizando-leituras

Essa ideia não é minha, eu vi em um vídeo do youtube. Assisti ao vídeo mês passado e fiquei pensando nas ideias que o menino deu e resolvi testar. Estava com duas leituras “atrasadas” e resolvi testar com elas.

Na verdade as leituras não estão atrasadas, mas estava me enrolando porque tenho priorizado o doutorado sempre e percebi que merecia e deveria dar um tempo pra minha cabeça. Portanto, retomei as leituras e usei a “técnica” para me organizar e ajudar a otimizar o tempo que eu teria disponível para ler.

Basicamente a ideia é a seguinte:

  • Pegue o livro que você quer ler e uma folha de papel (ou o word, ou um arquivo no excel) eu usei o word mesmo.
  • Depois abra o sumário do livro e escreva todos os capítulos existentes, com o número de páginas de cada um deles.
  • Depois analise seus afazeres da semana e veja quanto tempo em média pode dedicar à leitura.
  • Por fim, separe o número de páginas diárias a serem lidas e qual dia você “finalizará a tarefa”.

Pronto! Assim você organizou toda a sua leitura, otimizando o tempo que você tem para cada dia da semana e vai conseguir finalizar o livro no prazo desejado! Para quem ainda está iniciando e não tem o hábito da leitura, é legal começar aos poucos, por exemplo “vou ler 5 páginas por dia durante uma semana”, ai depois “agora vou ler 10 páginas por dias por mais uma semana” e assim por diante, conforme sua necessidade e/ou tempo disponível.

Vou mostrar para vocês a organização que fiz ontem para finalizar a leitura de “Rápido e Devagar” do Daniel Kahneman. Eu queria muito ler esse livro a muito tempo, mas quando comecei percebi que ele é meio arrastado e cansativo. Bem diferente do que eu imaginava. Então a leitura ficou parada desde o final do ano passado e agora decidi que vou finalizar. Normalmente eu abandono esse tipo de leitura que me cansa, mas esse livro está entre os que eu quero finalizar e estou usando essa técnica. Me organizei ontem e o que eu levei em consideração para organizar a leitura:

  • Meu tempo disponível X meus afazeres do doutorado
  • O tamanho da fonte (porque acabo demorando mais tempo para finalizar um capítulo do que normalmente demoro em outros livros)
  • O tamanho do livro (608 páginas).

(Notem que eu comecei pela página 110 porque foi onde parei ano passado e por estar fazendo a leitura no Kindle, o número de páginas aparece diferente do que é o livro físico)

Então inicialmente a minha ideia era ler no mínimo 40 páginas/dia. Mas ontem já percebi que para conseguir ler tudo isso, preciso de no mínimo 1:40min por dia de leitura e nem todos os dias eu tenho isso disponível. Então eu acabei mudando agora de manhã para ficar mais dentro da minha realidade e eu não acabar ‘atrasando’ o cronograma porque não levei em consideração que esse livro é mais denso e a fonte menor, então a leitura acaba sendo mais demorada.

Repare que na parte das páginas você pode colocar as informações de duas maneiras: igual eu fiz, onde começa e termina o capítulo, ou você pode colocar a quantidade de páginas, por exemplo: 10 páginas, 20 páginas, etc.

Durante a semana eu passo boa parte do dia fazendo leituras de artigos científicos e isso acaba sobrecarregando meu cérebro, por isso, durante a semana vou dedicar menos tempo à essa leitura por ser mais densa.

O ideal é que você consiga se organizar de acordo com seus afazeres. Eu estou considerando que estou em casa em tempo integral, então considero apenas meu tempo livre. Quando as minhas aulas voltarem para o presencial, vou poder considerar o tempo do ônibus para as leituras também (tirando os dias que eu for de bicicleta). Você também pode fazer isso, caso faça uso do transporte coletivo.

Você também pode otimizar o tempo intercalando com afazeres que você precisa esperar, por exemplo: enquanto cozinha, enquanto faz alguns tipos de exercício (tipo caminhada na esteira), antes de dormir, etc.

Outra coisa que vou fazer, é ir adiantando capítulos caso eu perceba que consigo ler mais do que o estipulado para o dia, assim consigo finalizar o livro antes do tempo. Por exemplo, ontem a minha ideia era ler apenas até o capítulo 13, mas acabei conseguindo ler o 14 também. Hoje de manhã já li o capítulo 15, pretendo ler o 16 após o almoço antes de voltar a estudar e o 17 antes de dormir. Assim faço intervalos entre as minhas leituras científicas e dou um tempinho para o cérebro descansar, rsrs. E se estiver sem sono a noite, vou adiantando mais capítulos.

Então por hoje é isso, espero que tenham gostado da dica! Agradeço ao Mateus pelo vídeo com a dica. Testei e gostei! Finalizei o livro “Atitude Mental Positiva” em 4 dias com essa dica. Em breve terá resenha dele por aqui.

Em breve também vou fazer outras postagens com aplicativos que utilizado para compreender quanto tempo eu dedico a cada tarefa para poder me organizar melhor no meu estudo e no meu trabalho. E também de um app bem legal para leitura que me ajudou a saber quanto tempo eu demoro pra ler X páginas e que me ajudou a organizar melhor essa tabela aí que mostrei pra vocês.

Tenham um ótimo feriado!

Beijos

Otimizando e organizando as leituras
Classificado como:                            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *