Olá, pessoas! Como estão?

Por aqui tudo bem! Ainda de quarentena, tendo aulas em casa. Essas últimas semanas foram bastante produtivas pra mim, pois construí meu escritório (e adorei!), passou um ciclone por Santa Catarina e a falta de luz e internet me ajudou a terminar hahahaha. Também tenho criado cronogramas com tudo que tenho para fazer do doutorado e as resenhas que preciso fazer aqui no blog ainda, pra conseguir postar com frequência.

Hoje vou fazer a resenha de um livro que li recentemente, chamado “40 Hábitos Financeiros Para Uma Vida Melhor – Lições poderosas para quem quer sair das dívidas, poupar com consistência e investir com qualidade” do Billy Imperial. Pelo que vi no skoob, esse é o primeiro livro de uma série, provavelmente mais pra frente vou ler os outros pois como vocês sabem, eu gosto muito de estudar educação financeira.

40-hábitos-financeiros

Acabei lendo porque apareceu como recomendação no meu Amazon Unlimited (não sabe o que é? Falei sobre ele aqui) e gostei!

Sendo sincera, nunca ouvi falar no autor do livro, porém achei que ele escreve bem e eu gostei bastante da proposta do livro, por isso resolvi compartilhar com vocês.

Como o título sugere, o livro aborda 40 hábitos financeiros para ter uma vida melhor. No caso, cada capítulo é destinado a um hábito, e as pessoas que estão com problemas financeiros podem ter o livro como um “guia” financeiro para sair do buraco.

Gostei porque o Billy escreve de forma simples, então até o mais leigo no assunto pode entender todas as dicas ele dá no decorrer do livro. E como cada hábito é um capítulo, depois da leitura total do livro se torna fácil voltar em algum capítulo específico para quem precisa relembrar alguma informação.

Dentre os diversos hábitos apontados no livro, destaco aqui alguns que eu considero os mais importantes para quem possui dívidas. Inclusive, esses são os que eu mais “pego no pé” dos meus alunos para tentar mudar o mindset e fazer com que eles abandonem esses hábitos:

  • Tornar-se consciente de quanto ($$$) deve;
  • Saber quais dívidas pagar primeiro;
  • Evitar recaídas;
  • Controlar o cartão de crédito (mas, eu também recomendo que eles aprendam a usá-lo à seu favor);
  • Avaliar as finanças com frequência;
  • Comprar sempre à vista;
  • Criar o hábito de anotar TODAS as despesas;
  • Estabelecer metas;
  • Aprender a gastar melhor o dinheiro;
  • Aprender a dizer não;
  • Trabalhar mais para criar mais renda;
  • Buscar educação financeira;
  • Entre outros;

Enfim, não vou dar spoiler de tudo que o autor aborda no livro, mas esses são alguns dos tópicos que eu também considero muito importantes e os que eu acabo me concentrando mais com meus alunos endividados.

Não dei 5 estrelas para o livro porque acho que o autor deveria ter dado um foco maior na explicação do termo “Reserva de Emergência” e apresentado mais formas de criá-la. Pois para mim, o hábito de poupar e investir começa a partir da Reserva, pois sem ela, pois ela serve para que as pessoas possam investir para o futuro tranquilas. Além de que, se a pessoa não consegue nem montar uma reserva de emergência, dificilmente vai ter o hábito e a disciplina de poupar dinheiro.

Além de que, em algumas partes do livro ele comenta pra guardar a reserva em “cofrinhos” e eu achei o termo mal utilizado, porque é capaz das pessoas realmente comprarem um cofre para fazer isso, e a melhor forma de guarda a reserva de emergência não é dentro de casa em um cofrinho. Penso dessa maneira porque acredito que o livro é destinado mais para pessoas iniciantes na educação financeira, então muitas podem entender errado.

Mas no geral, gostei bastante do livro, não foi abordado nada diferente do que eu já estou habituada a estudar, mas é sempre bom refrescar a memória com o mesmo conhecimento, mas abordado de outra maneira.

Uma das coisas que eu achei mais legal no livro foi que ele propõe alguns desafios, e um deles é o “dia do gasto zero”, desafiando os leitores a ficarem pelo menos um dia inteiro sem gastar nada. Para algumas pessoas é extremamente difícil! Eu consigo passar dias sem gastar nada, mas sei que não é assim para todos. Com certeza esse desafio vou começar a adotar com meus alunos hehehe.

Bom por hoje era só, espero que tenham gostado.

Vou começar a fazer algumas mudanças no visual aqui do blog e também estou começando a mudar a identidade visual das postagens do instagram, seguindo postagens mais padronizadas. Se quiserem seguir lá: @blogapenasimagine. Vou adorar receber o feedback de vocês! Além de estar me organizando pra tentar postar todo dia por lá e toda semana por aqui! 🙂

Beijos.

Quem tiver interesse de ler o livro, o e-book está disponível para leitura no Amazon Unlimited e para compra:

Resenha: 40 Hábitos Financeiros Para Uma Vida Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *