Olá, pessoas, tudo bem?

Desculpem a ausência, estamos enroladas com trabalho e estudos.

Mas hoje, vamos fazer a resenha do livro A Riqueza da Vida Simples: Como escolhas inteligentes podem antecipar a conquista de seus sonhos, do Gustavo Cerbasi.

Esse é o livro mais recente lançado pelo Gustavo e ele traz uma indagação que achei bem pertinente coloca-la aqui: Você trabalha para viver ou apenas vive para trabalhar?

Essa pergunta é muito importante quando olhamos para nossa vida financeira, pois, muitas pessoas vivem para trabalhar apenas com o intuito de gerar mais e mais dinheiro e simplesmente esquecem de usufruir o agora.

Com esse livro, o Gustavo no traz a reflexão de que, quando conseguimos fazer boas escolhas financeiras, isso pode nos ajudar a antecipar sonhos. No caso dele, ele usa como exemplo a casa de campo que compraram nos últimos anos, que era um plano apenas para depois de se aposentarem.

O livro também nos traz um pouco de conceitos sobre minimalismo, apesar de não ser bem esse o foco do livro. Além de mostrar seu projeto voltado para uma vida mais sustentável, que eu, particularmente já sou fã desde quando assisti a série no canal sobre a casa sustentável deles.

Basicamente a ideia central do livro é nos mostrar que podemos alcançar nossos sonhos com planejamento, vivendo uma vida dentro da nossa realidade financeira e adotar conceitos utilizados pelos minimalistas, focando em coisas mais importantes do que adquirir cada vez mais coisas que nem sempre são necessárias, além de fugir da armadilha que muitas pessoas caem que é de viver fora da sua realidade financeira apenas para mostrar aos outros.

O livro discorre com sugestões de como reduzir o padrão de vida, para que seja possível poupar parte do dinheiro e com isso, conseguir fazer melhores escolhas, inclusive aproveitar oportunidades. Dentre as oportunidades, podemos citar várias coisas, desde comprar bons investimentos com preços mais baixos, trocar de carro, ou até mesmo de casa, como é o exemplo da família Cerbasi desse livro.

Assim como outros livros do Cerbasi, ele mostra exemplos com cálculos longitudinais que nos ajudam a compreender o que ele quer dizer e principalmente, visualizar os valores. Além disso, o livro também é de linguagem simples para que qualquer pessoa consiga entender, também característico dos livros dele.

Eu gostei do livro, confesso que esperava outra coisa dele, mas de modo geral eu gostei. Ele comenta sobre a casa sustentável de campo que eles compraram a preço muito mais baixo do que o esperado e sobre como eles transformaram essa casa em casa sustentável. Eu particularmente achei o projeto sensacional e desde que soube dele, fico pensando em ter uma casa assim também, rs. Mas ao mesmo tempo, acho um pouco controverso pois a ideia do livro é mostrar a riqueza da vida simples e esse projeto custou bastante dinheiro. Achei um pouco fora do padrão de muitas pessoas que leem os livros dele e totalmente fora da realidade da maioria dos brasileiros. Claro que isso não é culpa dele, mas por vezes, fico na dúvida se isso não afugenta as pessoas do mundo dos investimentos pois podem acreditar que essa realidade é muito longe da sua e que nunca conseguiriam atingir algo tão grandioso.

Pode ser que seja apenas pensamentos que eu tive em relação ao livro, mas de qualquer forma eu gostei. Não tanto quanto outros livros dele, mas vale a pena a leitura.

Nos ajude a manter o blog comprando o livro pelos nossos links:

Beijos

Resenha: A Riqueza da Vida Simples
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *