Olá, pessoas, tudo bem?

Vamos falar de fotografia? DeIluminação de Estúdio? Alguém mais gosta de fotografia a ponto de ler sobre o assunto?

Quem me conhece sabe que gosto de fotografia a muito tempo, e desde a faculdade comecei a ler e estudar mais sobre o assunto.

Confesso que de uns tempos para cá, acabei abandonando um pouco o estudo na área porque acabei focando em outros assuntos, mas como resolvi começar a ministrar aulas sobre o assunto, voltei aos estudos para “refrescar” a mente.

resenha-iluminação-em-estúdio

Então estou começando as resenhas de livros relacionados à fotografia, além desse, vou escrever a resenha de outros dois livros, então quem gosta do assunto fica ligado! Hahaha.

Um dos livros escolhidos para refrescar a minha mente foi: Iluminação de Estúdio – Técnicas e Truques para Fotógrafos Digitais, do Christopher Grey.

O autor além de fotografar, também dirige comerciais para televisão, também é escritor e palestrante e ganhou vários prêmios com suas fotografias.

Esse livro é bem didático, acredito que será de fácil entendimento até para quem sabe pouco sobre fotografia. O autor aborda vários temas que envolvem a fotografia em estúdio, desde como utilizar o fotômetro, até sobre equipamentos.

O livro de leitura super rápida, apesar de ter um pouco mais de 200 páginas, como possui bastante fotografias, a leitura flui de forma leve que a gente nem percebe!

Além de abordar o essencial necessário para se conseguir fotografar em estúdio, o autor destaca também os formatos de arquivo (RAW versus JPEG) e diferença entre RGB e sRGB. Essas informações são de suma importância para qualquer um que deseja fotografar em formato digital.

Por se tratar de um livro sobre fotografia, é claro que possui muitas fotos, e o que eu mais gostei foi que ele demonstra os exemplos de iluminação com fotos. Além de apresentar as informações do EXIF da câmera como: abertura, velocidade e ISO, bem como o modelo da câmera utilizada para fotografar.

O foco do livro é iluminação, mas é possível pegar muitas sacadas de outros assuntos como: equipamentos, acessórios, lentes, entre outros.

Alguns assuntos abordados pelo autor:

  • Qualidades de Luz: Cor, contraste, direção e qualidade
  • Equipamentos: softboxes, sombrinhas, refletores, etc.
  • Intensidade de luz
  • Difusão de luz
  • Iluminação de cabelo
  • Esfumando a Luz
  • E vários outros.

Se você quer dica de como vender fotografias pela internet, leia essa postagem aqui.

E para quem entende inglês, a Universidade de Harvard oferece cursos de fotografia online DE GRAÇA (clique aqui).

Leitura mais do que recomendada para quem gosta do assunto!

 

Resenha: Iluminação de Estúdio – Técnicas e Truques para Fotógrafos Digitais

Uma ideia sobre “Resenha: Iluminação de Estúdio – Técnicas e Truques para Fotógrafos Digitais

  • 20 de julho de 2020 em 19:42
    Permalink

    Eu li o livro também, e realmente tem uma leitura muito fácil e flui rapidamente. É ótimo para quem esta começando, ou até mesmo querendo investir mais na profissão. Tem muitas dicas que valem independente da época.

    bjs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *