Olá, pessoas! Como estão?

Hoje vou resenhar o primeiro livro que li esse ano e que já entrou para lista de favoritos. Iniciei as leituras do ano com o pé direito, com Surpreendente! do querido Maurício Gomyde.

resenha-livro-surpreendente-mauricio-gomyde

Conheci o trabalho do Maurício pelo skoob quando a rede social nem era popular ainda e ele era um escritor independente buscando “seu lugar ao sol”. Apesar de ainda não ter lido todos os seus livros (mas pretendo), ele é um dos meus autores favoritos.

Surpreendente! é o terceiro livro do Maurício que leio e já se tornou meu preferido. Como falei ali em cima, foi minha primeira leitura desse ano e é um forte candidato a queridinho do ano.

Bom, confesso que vai ser difícil resenhar esse livro sem dar spoilers, mas vou tentar. Mas se por ventura acabar escapando alguma coisa, peço desculpas!

Supreendente conta a história do simpático Pedro, um cineastra recém formado com ideias muito legais em relação ao cinema. O único defeito que encontrei no personagem principal foi a sua obsessão pelo prêmio Cacau de Ouro. Mas sem essa obsessão talvez a história ficaria com um “buraco”.

Pedro tem um melhor amigo e também companheiro de profissão conhecido como Fit. Baita amigo, adorei muito a importância que ele tem na vida de Pedro e o carinho entre eles. Achei muito divertido ele sempre utilizar frases dos personagens de seus filmes preferidos.

surpreendente-frases

Além de Fit, Mayla também é uma de suas amigas, eles trabalham juntos no Cultural, onde Mayla é garçonete e Pedro comanda o último cineclube de São Paulo. A história começa a ficar ainda melhor quando a doce Cristal entra na vida de Pedro.

Ele tem um problema degenerativo na vista, que o deixaria cego antes de seus 20 anos, mas milagrosamente sua degeneração para de avançar do nada e ainda lhe resta 70% da visão central, e nada da visão periférica. A partir da “descoberta” de que não ficaria mais cego, Pedro começa a semear ao seu redor o que ele chama de Cinema Felicidade. Ele tenta sempre ver o lado bom das pessoas, e tenta fazer com que os filmes tragam coisas boas para vida das pessoas. Acredita que um bom clássico pode abrir a mente de pessoas que podem estar indo para o lado errado da vida. Achei isso sensacional.

Infelizmente acontecem dois episódios que transformam totalmente a vida de Pedro e sua vida vira de cabeça para baixo. A partir daí ele e seus 3 grandes amigos partem para uma viagem INCRÍVEL para Goiás e a narrativa consegue ficar ainda melhor a cada página.

Logo que terminei a leitura mandei uma mensagem para o Maurício no Facebook falando que ele não poderia ter escolhido título melhor para o livro. Surpreendente! é isso mesmo: Surpreendente!

Narrativa ótima, personagens bem construídos e uma história que te prende do início ao fim e te deixa com gostinho de quero mais. Fora que a capa é incrivelmente linda e o design interior do livro também não deixa a desejar.surpreendente-frases-apenas-imagine

Acho que não preciso repetir que amei o livro, porque acho que deu para perceber, né? hahaha. Leitura mais do que recomendada.

Frases do livro:

Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?

Aproveite o dia, torne sua vida extraordinária… Lute em grande desigualdade, enfrente inimigos sem temor… Seja um marinheiro do mundo, em viagem por todos os portos… viva para ser governador da vida, não um escravo… Dance, bata palmas, exalte, grite, pule, rodopie, flutue…

Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltem milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: “Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como”.

No cinema tudo é possível, e o improvável, como os milagres que as pessoas passam a vida pedindo e quase nunca alcançam, depende apenas das decisões tomadas pelo roteirista. Mas a vida das pessoas reais não é cinema, e tampouco teria de ser diferente com a vida de alguém que dedicou cada um de seus melhores momentos a transformá-los em um belo filme.

CHANCE: uma palavra… Seis letras… Um milhão de significados em suas entranhas. Crueldade, Humilhação, Angústia, Negação, Covardia, Egoísmo? Algumas vezes sim, consequências duras e injustas que fazem parte da condição humana. Mas para quem acredita no amor, tem fé no ser humano e sabe que para existir um sentimento negativo deve, necessariamente, haver um sentimento positivo em contraposição, a transformação sempre ocorrerá.

Se o ser humano nega suas limitações e entrega os pontos, de que valerá viver? Transforme suas limitações nas mais incríveis novidades e contamine de beleza todos ao seu redor.

Gostou? Você pode comprar o livro nos sites:

Amazon

Saraiva

Submarino

Americanas

Casas Bahia

Ponto Frio

Resenha: Surpreendente!
Classificado como:                                                

2 ideias sobre “Resenha: Surpreendente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *