Olá, pessoas! Como estão?
Por aqui tudo bem, estou feliz, apesar de cansada.
E hoje vou fazer uma postagem um pouco diferente, pois acho que nunca compartilhei nada sobre as minhas viagens por aqui. Mas a partir de agora quero começar a compartilhar sempre que conhecer uma cidade nova e locais diferentes.
Desde o começo do semestre, que eu entrei no Mestrado de Turismo e Hotelaria, comecei a ter um olhar diferenciado sempre que faço uma viagem, por menor que seja. E estou achando isso sensacional! Por isso resolvi compartilhar com vocês, espero que gostem 🙂
O turismo de experiência, para quem não sabe, é um novo nicho no ramo do turismo que tem ganhado força nos últimos anos e aos poucos está fazendo parte dos roteiros das agências de viagem. E qual a diferença do turismo tradicional? Está na experiência. Claro que todas as viagens que fazemos temos diversos tipos de experiências, baseado nos roteiros que fazemos e dos locais que conhecemos. Mas o objetivo do turismo de experiência é fazer uma imersão na cultura local, conhecer mais a fundo sua cultura, gastronomia, o cotidiano das pessoas nativas do destino, experiências que muitas vezes acabamos não vivenciando nos roteiros de viagens tradicionais.
E agora que vocês já estão por dentro do que é o turismo de experiência, eu chego no objetivo dessa postagem: o Engenho do Sertão (Bombinhas/SC).
Na terça feira passada, a turma da disciplina de Patrimônio Cultural e Turismo fez uma viagem técnica para conhecer alguns locais aqui da nossa região para conhecer e ver as diferenças aprendidas em sala de aula. Como eu não faço essa disciplina, não sei dizer o que eles estavam aprendendo, mas fui de metida na viagem e conheci locais muito legais e bonitos aqui de Santa Catarina que eu ainda não conhecia.
E hoje eu vou falar sobre o Engenho do Sertão, porque foi o primeiro local que visitamos e me chamou muito a atenção. Tanto pelo carinho que eles têm com o trabalho que fazem, quanto pelo local em si. E porque eles se encaixam perfeitamente no nicho de turismo de experiência, pois nos apresentam um pouco sobre o surgimento da cidade de Bombinhas, falam de quando e como ela começou a ser uma cidade turística e etc.
A dona do engenho também é fundadora do Instituto Boi Mamão, que ajuda a manter viva a cultura e as tradições da região.
Um pouco sobre o instituto: “Em 1997, com a aquisição de um antigo engenho de farinha, iniciamos um processo rumo à preservação do patrimônio material e imaterial na pequena Bombinhas, município do litoral centro-norte no estado de Santa Catarina.
Com o compromisso de manter a memória cultural da comunidade – arquitetura, gastronomia, literatura popular, danças, musicas, crenças, artesanato – criou-se em 1998, o Instituto Boimamão, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, para salvaguardar usos e costumes de uma vila de pescadores recém-emancipada. Em 1999, iniciou-se outro desafio: mapear os demais engenhos de farinha dessa região.”*
Junto do Engenho e do Instituto funciona também o Museu Comunitário, “o espaço tornou-se ponto de referência histórica na região, lugar de vivências, de afetos, apoio ao ensino formal, participação comunitária e desenvolvimento sociocultural. O museu comunitário nasce da iniciativa de um coletivo não para exibir a realidade do outro mas para defender a própria!”*
No local tomamos café da manhã com as especialidades da região: Café, leite, pão caseiro, bolo de fubá, broas de polvilho azedo, pasta de sardinha, banana frita, chimia de ovo, geleia caseira, melado, manteiga. Degustação da Consertada (licor de café com especiarias).
Além dessas atrações culturais, eles fazem também visita guiada, fazem diversos eventos no decorrer do ano, artesanatos, hortas, etc. E possuem duas cabanas para hospedagens.
O local é muito agradável, as pessoas são receptivas e é impossível não se encantar. Eu amei! Gostei muito das cabanas, me deixaram morrendo de vontade de passar um final de semana hospedada por lá (eu e a turma toda, hahaha)!
Então se você vier para Santa Catarina, vale a pena dar um pulinho no nosso litoral norte e conhecer esse local. Quem quiser mais informações, pode acessar o site deles clicando aqui.
- Visitas Guiadas (Museu Comunitário Engenho do Sertão – Das 16h as 20h (com agendamento prévio)
- Café do Engenho – Das 18h as 20h (sob reserva)
- Loja artesanato MUSEU – Das 10h as 18h (com agendamento prévio).
- Loja artesanato Engenho do Sertão (Praia do Canto Grande) – Das 18h as 00h
Contatos:
- Telefones: 47 3393 3099 / 47 3393 3508 / 47 9923 0835
- Email: contato@institutoboimamao.org.br e contato@engenhodosertao.com.br
- Endereço: Rua Abacate n° 452 – Sertãozinho – 88215.000 Bombinhas/SC.
Espero que tenham gostado 🙂
Beijos e boa semana!
- Fonte: Site do Engenho do Sertão.
Faça reservas para a sua próxima viagem através do Booking. Pelo link você encontra as melhores ofertas e me ajuda a manter o blog 🙂
Amo esse tipo de viagem em que a gente vai pra conhecer e “entrar de cabeça” no local e na sua cultura! Amei as fotos, lá parece ser um lugar muito lindo, né?! <3
http://www.heyflordeliz.com