Hoje quero divulgar uma iniciativa que começou a pouco mais de uma semana, se eu não me engano, que achei muito interessante. Principalmente para as mulheres.

O Movimento Vamos Juntas? foi criado pela Babi Souza e Vika Schmitz para incentivar as mulheres a andarem juntas pelas ruas e com isso evitar possíveis assaltos, assédios e todos esses problemas que infelizmente tem aumentado muito nos últimos anos.

Todas, ou pelo menos a grande maioria, das mulheres têm medo de andar sozinha a noite, ou muitas vezes percebe que está sendo seguida e observada por algum homem estranho. A ideia do movimento é que as mulheres se unam para evitar esse tipo de coisa e quando alguma mulher perceber que a outra está em apuros, ou se vão passar por um local perigoso, elas “enfrentem” isso juntas para evitar problemas maiores.

A ideia de Babi não surgiu do nada. Contando com a ajuda da amiga designer, o medo foi o gatilho para que ela colocasse em prática de maneira criativa um conceito mais complexo: o colaborativismo social. “Sempre fui vista como uma jornalista idealista que tem o sonho de mudar o mundo, e tenho. Entrei em contato com a incrível ideia de que as pessoas têm o poder de melhorar as suas vidas através da união.”, disse.

O movimento é paralelo às políticas de segurança, pois expõe o que somos capazes de fazer por nós mesmas

Para a jornalista, estimular a sororidade foi uma das principais contribuições do movimento. Graças à visibilidade, Babi tem recebido inúmeros depoimentos tocantes de mulheres vítimas do machismo. “É incrivelmente emocionante. Elas confiam e acreditam na gente para contar histórias que às vezes nunca tiveram coragem de falar para ninguém.”

Babi acredita que o Movimento “Vamos Juntas?” também pode ajudar a mudar o comportamento dos homens. “O movimento está dando visibilidade às inseguranças das mulheres. Sei que muitos estão tomando consciência sobre seus atos. Ainda que, claro, eles jamais entendam como é ser uma mulher e passar por tudo que passamos.”**

 

Elas criaram uma página no facebook, que já conta com mais de 60 mil curtidas e todos os dias mulheres contam seus relatos de como a iniciativa já teve resultado com elas. É muito bacana!

Aqui no Rio Grande do Sul estamos sofrendo bastante com a falta de segurança, e essa ideia veio em ótima hora.

A página sugere “Na próxima vez que estiver em uma situação de risco, observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. Que tal irem juntas?”

E então, vamos juntas?

** Fonte

 

Vamos juntas?
Tags:                         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *